O que é e qual a importância do mancal de rolamento

O mancal de rolamento faz parte do dia a dia de diferentes máquinas elétricas ou mecânicas que possuem eixo rotacional. Ele está presente em diversos segmentos do mercado como peça fundamental e indispensável para facilitar as rotações e diminuir a necessidade de lubrificação constante.

Existem vários mancais e cada modelo é utilizado para um tipo de trabalho, mas todos diminuem atrito, aquecimento e desgaste. Entenda mais sobre esse item conhecendo seus objetivos de uso, vantagens, aplicações, tipos e materiais usados para fabricá-los. 

O que é mancal de rolamento?

O mancal de rolamento é responsável por guiar os elementos da máquina rotativa com precisão e assertividade, como rodas e eixos. Ele consegue transferir cargas que giram no próprio eixo, proporcionando economia, trabalho mais produtivo entre os componentes, baixo atrito e rotação com segurança. 

A diminuição do atrito é responsável pela preservação da energia e pelo melhor funcionamento da máquina. A estrutura do mancal com rolamento permite que a peça simultaneamente gire e continue na posição original. Como esses itens necessitam de alta resistência mecânica, são feitos de aço ou ferro. 

Aplicações e funções

O mancal de rolamento é utilizado em aplicações de alta precisão, garantindo que os eixos se mantenham no lugar enquanto giram. São usados em motores, máquinas pesadas, equipamentos de grande, médio e pequeno porte, indústria automobilística, agrícola, aeroespacial, equipamentos médicos e painéis solares.

A principal função dos mancais é assegurar o bom e veloz funcionamento das máquinas, sem resistências que atrapalhem a produtividade e suportando os pesos com eficiência. Falhas nos mancais podem causar parada nos equipamentos e perda na produção. Logo, é preciso atenção.

Vantagens

Esse tipo de peça amortece vibrações, garante eficácia nos processos, possibilita a transferência da energia mecânica correta entre os sistemas, aumenta a durabilidade dos equipamentos e o tempo de vida útil das peças e suporta maiores cargas sem apresentar desgaste.

Outra grande vantagem do mancal de rolamento é a fácil substituição do artigo, pois existem diferentes modelos no mercado, para variados projetos. Além disso, a troca é simples e os cuidados básicos exigem apenas manutenção preventiva. Ainda, os mancais preservam a vida útil da máquina e evitam folga nas conexões.

Diferença entre mancal de rolamento e deslizamento

A primeira diferença entre o mancal de deslizamento e rolamento é o formato. O primeiro possui elementos deslizantes que podem ou não ser planos. É recomendado para máquinas pesadas, de baixa rotação e muito atrito. Ele suporta um eixo sem necessidade de itens rolantes, é simples de montar e monitorar.

Enquanto o mancal de deslizamento é autolubrificante, o mancal de rolamento com eixo precisa de serviços externos para manter-se lubrificado. Aplicado em equipamentos que exigem menor atrito e maior velocidade, ele conta com elementos esféricos rolantes.

Tipos de mancais de rolamento e deslizamento

Os principais tipos de mancal de rolamento se dividem em: de esfera, agulha e rolo. Já os de deslizamento são classificados em: hidrodinâmicos, magnéticos, hidrostáticos e aerostáticos.

Rolamento rígido de esferas

É composto por um conjunto de esferas rígidas que não desalinham do eixo nem permitem movimento de flexão. Esse kit pode ser utilizado em diferentes aplicações, trabalha em alta velocidade e suporta cargas radiais e axiais, sendo conhecido como rolamento axial ou radial de esferas.

Rolamento de rolos cilíndricos

Trabalha em aplicações de alta velocidade, suporta pesos maiores que o rolamento de esferas, é mais longo que o diâmetro e atua com cargas radiais pesadas.

Rolamento de rolos cônicos

Suporta cargas de impacto e é capaz de trabalhar simultaneamente com as axiais e radiais, em ambos os sentidos. Geralmente, é utilizado em pares, para manter o equilíbrio das forças. 

Rolamento de agulhas

É ideal para cargas elevadas de baixa rotação, principalmente as radiais, não sendo indicado para carga axial. Esse modelo possui diâmetro menor que o comprimento, evitando picos de tensão. 

Modelos

Cada mancal possui uma variedade de aplicações, séries, perfis e tamanhos. As diferenças e características indicam as condições operacionais em que ele deve trabalhar. Elas apontam também qual deve ser o tipo de reparo e manutenção, a serem feitos conforme o funcionamento dos mancais.

Para acertar na escolha, é importante pensar nas particularidades do eixo no qual o mancal de rolamento vai atuar, como dimensões, montagem do projeto e forças atuantes. Impureza, nível do lubrificante, ruído, temperatura e vedação são alguns pontos a serem considerados para haver total eficiência no sistema. 

Encontre rolamentos de alta qualidade para a sua indústria, aqui, na Encopel!

Escolher um mancal de rolamento de alta qualidade faz toda a diferença na produção e na vida útil do maquinário. Escolher peças com certificação evita paralisações inesperadas, causadas por defeitos e erros, e garante a continuidade operacional bem-sucedida. 

Conte com empresas como a Encopel que, além de ter produtos variados e bem reconhecidos no mercado, possui um time de especialistas que auxiliam na escolha do melhor mancal e de outros componentes ideais para cada necessidade do seu negócio.

Compartilhe!

Fique por dentro das novidades