Roda dentada

A roda dentada é uma peça industrial cuja função é transferir rotação e torque para produzir movimento por polias ou correias. Ela faz isso a partir de um eixo e é encontrada em máquinas, em vários segmentos industriais e na manutenção dos equipamentos.

Então, o que são rodas dentadas? Elas são peças cilíndricas ou redondas com extremidades cortadas em seções (ou “dentes”) de igual tamanho e distância. As versões que se encaixam uma na outra são chamadas de engrenagens, enquanto as que funcionam por meio de correntes são conhecidas como sprockets.

rodas dentadas

Tipos de rodas dentadas

Os dentes ou seções são o acabamento mais eficiente para rodas de transmissão, porque transmitem mais força e rotação vindas de seu eixo. Os tipos de rodas dentadas variam de acordo com a forma como eles se encaixam para executar a transmissão e dependem de qual é a função da roda dentada no projeto.

Esses itens funcionam a partir do contato dos dentes com outro elemento de transmissão, que pode ser correntes ou rodas dentadas. A relação entre o número de dentes e a peça de transmissão é primordial para definir a velocidade da rotação. Conheça os principais tipos:

  • cilíndricas com dentes retos: são mais comuns, por serem mais simples,e podem ser usadas em diversos tipos de máquinas e tamanhos, como relógios e sistemas de transmissão;
  • cilíndricas com dentes helicoidais: com os dentes orientados em ângulo, estas rodas dentadas têm menos ruído e mais força que o tipo anterior. Elas geram uma força axial no eixo, e isso deve ser pensado de acordo com o tipo de rolamento de seu projeto;
  • cônicas com dentes retos: possuem o desenho mais simples, por isso são usadas com eixos que formam ângulos. As versões mais comuns são as perpendiculares ou de 90º;
  • cônicas com dentes helicoidais: apresentam dentes inclinados, o que permite engrenar mais de um dente por vez. Isso confere mais capacidade de carga, velocidade e transmissão que a roda dentada do tipo anterior;
  • cônicas com dentes espirais: possuem dentes curvos em espiral, maior capacidade de carga e muito menos ruído, por isso são usadas em diferencial de carro;
  • cônicas com dentes hipóides: elas também têm dentes curvos, mas os eixos não se cruzam. Operam em velocidade menor, mas suportam cargas maiores que as demais.

Diferenças entre roda dentada e engrenagem

Toda roda dentada é um tipo de peça circular com dentes, já a engrenagem dentada é um tipo específico. Dessa forma, toda engrenagem é uma roda dentada, mas nem toda roda dentada é uma engrenagem.

As rodas engatam os dentes em correntes, enquanto as engrenagens, uma peça na outra. As engrenagens giram em sentidos opostos, já as rodas dentadas rodam em correntes e polias em um mesmo sentido.

As rodas dentadas são montadas em pares, no exterior das máquinas, e unidas por correntes, como na bicicleta. Já as engrenagens são montadas em grande quantidade, no interior dos equipamentos, como nos relógios. Você encontra ambas na Encopel Rolamentos.

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As rodas dentadas também são conhecidas como coroas dentadas e podem ser fabricadas em diversos materiais, como ferro fundido, aço, alumínio e plástico. Para saber a ideal para o eixo do seu projeto e não errar nas dimensões ao construir seu maquinário, basta consultar as versões de roda dentada no catálogo.

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