A indústria 4.0 nada mais é do que uma transformação digital que se caracteriza por um conjunto de tecnologias avançadas capazes de transformar as operações a partir de novas formas de produção. Essa integração é responsável pela evolução positiva no trabalho de setores do mundo todo.
Alguns benefícios de uma estrutura digitalizada nas empresas são: redução de custos, otimização de atividades, aumento na eficiência do uso de recursos, possibilidade de adiantar processos, aprimoramento de desempenhos, melhorias nos resultados, aumento no desenvolvimento de produtos em larga escala, entre outros.
Surgimento do conceito
O termo indústria 4.0 foi apresentado pela primeira vez em uma feira sobre tecnologia industrial, realizada em Hannover, Alemanha. Ele também é conhecido como a “Quarta Revolução Industrial” devido ao grau de inteligência das máquinas e ao avanço tecnológico diferenciado e único.
Pensar sobre o que é indústria 4.0 é entender que, antes, as operações dependiam do homem para funcionar e, ainda assim, poderiam não trabalhar em totalidade. No novo modelo, as máquinas são protagonistas, mas a velocidade dessa revolução depende do grau de desenvolvimento do país.
A indústria 4.0 no Brasil
Apesar de o país ainda não ser considerado uma grande potência tecnológica, as perspectivas para a indústria 4.0 no Brasil são enormes, considerando, principalmente, que cada vez mais empresas têm substituído processos manuais pelos tecnológicos.
A tecnologia vem não apenas como um auxílio, mas como uma transformação. Isso porque as decisões tomadas com base em informações coletadas em tempo real geram mais infraestrutura, lucro, organização, eficácia, conhecimento compartilhado e oportunidades, além de evitar prejuízos em cada etapa dos processos.
Uso de tecnologias integradas
A indústria 4.0 usa as melhores tecnologias de forma integrada. A automação da robótica, computação na nuvem, programação, Big Data, inteligência artificial e Internet das Coisas trabalha em conjunto para aumentar a eficiência da produção, inovar, gerar informações e, ainda, proporcionar integração em cadeias globais.
As tecnologias da manutenção preditiva, por exemplo, permitem análises precisas e técnicas que agregam valor à empresa por meio de máquinas inteligentes e segurança do sistema. Isso aumenta a confiabilidade dos processos, minimiza os custos indesejados e elimina as intervenções não planejadas.
Benefícios da indústria 4.0
Aplicar esses métodos na empresa melhora a condição das máquinas e aumenta a rentabilidade, pois as peças usam o rendimento máximo e proporcionam redução de custos do ciclo de vida. Também há maior transparência, já que a análise da condição de cada item é rigorosa.
A automação proporciona flexibilidade, pois é possível usar múltiplos sistemas sem a necessidade de mudar de tecnologia. Além da aprendizagem de máquina automatizada, outros benefícios dessa indústria são sistemas de lubrificação conectados, diagnóstico remoto, sistema de falhas e engenharia de aplicação.
Visualização de dados em painéis
Os painéis da SKF para a visualização de dados permitem que as informações sejam revisadas e compartilhadas com fácil compreensão. Por exemplo, quando um problema surge, é possível entender o que fazer com ele e como resolvê-lo. Com isso, as equipes podem ter um desempenho muito mais eficiente.
Para melhorar a receita de um negócio, além de receber os dados, é importante saber analisá-los. Isso vai nortear a utilização assertiva das informações para ajudar a empresa a criar iniciativas com propósito e perceber os benefícios financeiros.
Máquinas unidas com os sistemas digitais
Na indústria 4.0, há uma integração automatizada entre todo e qualquer equipamento físico e os sistemas digitais, que conversam e trabalham praticamente de forma autônoma, sem interferência humana. A partir da análise de dados, é possível criar uma rede inteligente condutora dos processos produtivos.
Máquinas, peças, computadores, sensores e ferramentas conversam ao longo das operações, gerando conexões, informações e troca de dados. Ultrassom industrial, upgrade em redutores, análise de falha de rolamentos, alinhamento a laser dos eixos e de polias e análise de óleo são alguns dos procedimentos utilizados.
Serviços executados com o auxílio da indústria 4.0
Além dos já mencionados, outros serviços beneficiados pela inteligência das máquinas são: análise termográfica, tensionamento eletrônico de correias, repotencialização, medição e equilíbrio de forças e massas residuais, etc.
Conheça os sistemas de monitoramento de condição
A engenharia de confiabilidade unida à análise de dados de sistema, máquina ou produto estuda o histórico dos ativos para evitar despesas desnecessárias, projetar consertos e reparos e estimar valores de uma ampla variedade do item com ainda mais precisão.
Transformar esses dados em informações práticas, criando métodos e abordagens baseadas em taxas, entrega benefícios operacionais reais e retorno financeiro. Muitos sistemas de monitoramento, como os da Schaeffler e da SKF auxiliam na medição on-line, detectando danos e desalinhamentos e fazendo análise de vibração.
Aumente a eficiência dos processos do seu negócio com a ajuda da Encopel!
A indústria 4.0 já chegou na Encopel por meio de produtos de alta capacidade, tecnologia e qualidade para maquinários de diferentes tamanhos e para indústrias de diversos setores. Os sistemas automáticos melhoram a eficiência e a máxima vida útil dos maquinários, entregando soluções sustentáveis e econômicas.
A partir de inovações conectadas, a Encopel oferece serviços especializados e sistemas de monitoramento de condição, da SKF e Schaeffler, por exemplo, que utilizam as tecnologias mais avançadas para reduzir riscos e necessidades de grandes investimentos.