Você sabe o que é manutenção preditiva? Esse método tem relação com a prevenção dos problemas de forma antecipada, atenta e planejada. A prática tem como um dos principais benefícios a redução de custos, pois evita gastos desnecessários, inesperados e excessivos.
As técnicas preditivas observam o funcionamento dos equipamentos por meio da análise de paradas gerais, por exemplo, que acompanham as máquinas a partir de uma parada agendada para a manutenção. Isso evita transtornos posteriores e entrega um trabalho diferenciado e mais eficiente. Venha saber mais sobre o assunto!
Para que serve a manutenção preditiva?
Além de saber o que é manutenção preditiva, é preciso entender para que ela serve. O principal objetivo, aqui, é fazer a prevenção de falhas, antecipar os problemas e encontrar a raiz de futuros defeitos. Esse processo vai agir nos equipamentos quando as questões difíceis forem apenas sintomas.
Assim, esse tipo de manutenção contribui para a redução de custos a partir dos dados coletados, que fazem um diagnóstico preciso do estado das peças e dos maquinários, podendo definir, também, a situação futura do item. O monitoramento desses parâmetros previne falhas, erros, deteriorações e perdas.
Monitoramento em tempo real
As estratégias da manutenção preditiva não consistem em consertar as peças das máquinas, mas evitar que elas quebrem. Isso é feito para manter o ritmo da produtividade industrial e evitar alterações no setor.
As técnicas focam no monitoramento da saúde dos itens em tempo real, buscando evitar paradas inesperadas e quebras. Isso tem tudo a ver com o aumento da lucratividade da empresa, pois a produção funcionando mantém a competitividade na indústria e o espaço no mercado.
De que forma ela é realizada?
Agora que você aprendeu o que é manutenção preditiva, entenda, também, de que formas ela é realizada. Esse monitoramento é efetuado em todas as partes dos maquinários: instalações elétricas, condições pneumáticas, mecânicas e hidráulicas.
Existem diferentes técnicas de manutenção preditiva no mercado e cada uma delas foca em analisar diferentes tipos de falha. Além de poderem ser utilizadas sozinhas, podem ser usadas em conjunto. Confira!
Análise de óleo
Uma das etapas da manutenção preditiva é a análise de óleo, assim como a observação da alteração dos níveis de temperatura e da pressão dos equipamentos. Tudo isso tem foco em observar o rendimento operacional das máquinas e como estão todos os processos produtivos.
O serviço detecta substâncias contaminantes e desgastes nas peças. O processo é feito a partir da coleta de amostragem, analisada em laboratório, que detecta diversas situações nos fluidos e, com isso, previne e mantém a saúde e o tempo de vida dos itens.
Análise de vibração
Outro dos tipos de execução dessa manutenção é a análise de vibração — técnica que analisa possíveis ou existentes defeitos mecânicos em equipamentos rotativos. Ela foca na descoberta da raiz do problema e em questões que podem causar parada na produção da fábrica.
Esse é um dos serviços realizados pela Encopel, que descobre: variações de forças, falhas nos componentes das máquinas, folgas, desalinhamento dos eixos, desgastes em engrenagens e rolamentos, problemas na lubrificação, questões elétricas e muito mais.
Alinhamento a laser
Uma técnica que detecta problemas de desalinhamento é o alinhamento a laser. Esse trabalho descobre o empenamento ou o próprio desalinhamento de partes do equipamento, como dos eixos ou das polias. Descobrir situações como essas é indispensável para o bom funcionamento das máquinas.
Inclusive, a análise de vibração dá a resposta para esses possíveis desalinhamentos. Além disso, uma das características dessa técnica é que ela pode ser realizada sem que o maquinário precise ser parado.
Ultrassom industrial
Entender o que é manutenção preditiva e conhecer seus diversos tipos e formas de execução facilita o trabalho das operações por meio da descoberta, a partir do diagnóstico correto e da prevenção dos equipamentos, sem que haja a necessidade do descarte das peças.
O ultrassom industrial detecta falhas nas máquinas e descontinuidades a partir de sons e vibrações, como rachaduras, trincas, laminações e problemas de fusão, sem danificar a estrutura das pelas. A técnica se destaca com itens de geometria diferenciada e compressa, com grandes espessuras.
Análise termográfica
A análise termográfica analisa a temperatura interna e externa de funcionamento dos equipamentos. Isso porque as diferentes partes de uma máquina devem operar em temperaturas específicas. Então, irregularidades nessa questão podem atrapalhar o bom funcionamento do maquinário e causar acidentes.
Essa técnica utiliza a radiação infravermelha, que mostra os graus de temperatura a partir de diferentes cores, apontando alterações e o que deve ser feito nas variadas situações. Com os problemas devidamente detectados, é necessário trocar os componentes defeituosos.
Cuide das máquinas do seu negócio com a ajuda da Encopel!
A implantação de métodos assertivos, seguros e de alta qualidade, garante sucesso nos negócios. Aprender o que é manutenção preditiva resulta na escolha correta de empresas especializadas na descoberta de problemas graves e defeitos em estágio inicial, como a Encopel.
Com soluções para todos os segmentos do mercado, a Encopel entende as falhas das máquinas com antecedência e tem soluções que previnem custos, possibilitam trabalhos com segurança, economia de caixa e aumento da vida útil dos equipamentos. Entre em contato conosco!