Análise termográfica

A análise termográfica é uma técnica não destrutiva e não invasiva que capta imagens para determinar a temperatura dos componentes por meio de radiação infravermelha. Por esse método, é possível identificar falhas e possíveis desgastes em seu processo inicial. Também conhecida por termografia, essa técnica faz parte da manutenção preditiva.

Neste texto, você vai saber mais sobre ela, como ela é feita, a sua importância e por que deixar profissionais capacitados realizarem a inspeção termográfica evita imprevistos nos componentes e trocas desnecessárias. Acompanhe conosco!

Importância da análise termográfica

A análise termográfica faz com que os ajustes sejam realizados de maneira planejada, interferindo o mínimo possível na operação. Essa manutenção preditiva pode ser usada para corrigir desgaste de peças, mau contato em fiações, sobrecarga de circuitos ou deterioração dos componentes.

Quando fazer a análise termográfica?

Por fazer parte da manutenção preditiva, a análise termográfica deve seguir uma certa periodicidade, como duas vezes ao ano. De acordo com a ABNT NBR 15763, a termografia deve ser feita a cada seis meses e nunca pode ultrapassar dezoito meses.

Vantagens de fazer a termografia

Um dos principais benefícios da análise termográfica é se antecipar a potenciais falhas de componentes e maquinários devido ao aumento de temperatura. Dessa forma, você consegue realizar a manutenção e evitar paradas de produção não planejadas.

Ao se antecipar às falhas e desgastes de maquinários e equipamentos industriais, você economiza tempo e dinheiro. Afinal, esperar ter algum problema sério antes de mitigá-lo tem uma despesa muito maior do que solucioná-lo antes dele se materializar. Além disso, paradas não planejadas podem ser sinônimos de prejuízos na indústria.

O superaquecimento de componentes pode se tornar o foco de incêndios e panes elétricas na sua empresa. Com a análise termográfica, você garante a segurança não só da produção, mas também de seus funcionários.

Como fazer a análise termográfica

A análise termográfica é feita com equipamentos especiais que captam a radiação infravermelha dos sistemas e a transformam em mapas de calor. Utilizando um esquema especial de cores, eles indicam qual componente emite mais calor. Geralmente, cores como azul e verde, indicam áreas mais frias, enquanto cores como vermelho e laranja são sinal de alerta e superaquecimento.

Quando os pontos de maior aquecimento são detectados pelo aparelho de termografia, sua causa é investigada e são feitos procedimentos para melhoria desse aspecto, como troca de peças ou reparos nos componentes. Concluída essa etapa, é feito um relatório de termografia.

Nesse relatório, constam temperaturas aferidas, imagens captadas, sugestões de ações corretivas e demais recomendações. Esse documento é essencial para a empresa ter um histórico de todas as análises termográficas já feitas e evitar futuras surpresas desagradáveis.

Por que contratar profissionais para realizar a inspeção termográfica?

A análise termográfica deve ser feita por profissionais especializados, justamente para evitar falhas nos equipamentos e acidentes trágicos, como incêndios ou panes elétricas. A inspeção termográfica é fundamental para aumentar a vida útil dos equipamentos, além de ser boa para o meio ambiente, pois evita o descarte total das máquinas superaquecidas.

Os profissionais da Encopel são treinados para identificar os pontos de superaquecimento e fazer recomendações assertivas de ações corretivas. Dessa forma, a produção não precisa sofrer pausas inesperadas e sua empresa continua em segurança.

Conheça a análise termográfica da Encopel!

A Encopel oferece um serviço completo de análise termográfica, com profissionais capacitados e equipamentos semelhantes a uma câmera fotográfica projetados para realizar a inspeção termográfica. Além disso, ela também oferece capacitação técnica para você especializar os seus colaboradores. Entre em contato agora mesmo!

A Encopel tem diversos serviços de manutenção preditiva, além de plano de lubrificação e paradas gerais para você ter um controle das datas de lubrificação de equipamentos e planejamento na produção para a manutenção. Dessa forma, você não perde tempo nem dinheiro, reduz os custos e evita acidentes.

Operadora industrial usa colete, óculos e capacete laranjas e segura um tablet. De fundo, a logo da Encopel

https://encopelrolamentos.com.br/contato/

Contamos com uma equipe especializada que poderá tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco agora mesmo.

Operadora industrial usa colete, óculos e capacete laranjas e segura um tablet. De fundo, a logo da Encopel

https://encopelrolamentos.com.br/contato/

Contamos com uma equipe especializada que poderá tirar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco agora mesmo.

Veja também

Análise de falha de rolamentos

Capacitação técnica

Balanceador dinâmico

Fique por dentro das novidades