A correia se tornou habitual, principalmente na época do advento da revolução industrial. Elas eram utilizadas, em síntese  para transferir o movimento giratório, independente da origem da rotação. Ou seja, seja eólica, seja a vapor, manual, ou de motor elétrico. Logo que as tarefas de transporte se tornaram essenciais e as correias planas serviram, em seguida para esta função.
Atualmente os equipamentos de transmissão de potência são os encarregados de transmitir potência, ou até mesmo torque ou rotação, entre os diversos elementos dentro da máquina,isso é, seja ela qual for. Só para exemplificar, todos estes engenhos são importantes para o bom funcionamento e rendimento das maquinas. Uma das características comuns destes equipamentos é justamente a presença de elementos rolantes, sendo assim, a transmissão de energia é realizada através do movimento de rotação.

Em suma, um dos equipamentos mais comuns utilizados em uma transmissão de potência são as correias. A correia é um componente essencial nas maquinas modernas, e nesse sentido, elas são essencialmente um anel de material flexível que corre ao redor de dois eixos.
Existem vários tipos de correia para transmissão de movimento e potência, não apenas podendo ser planas, dentadas ou trapezoidal. Estas são normalmente utilizadas sobretudo em bombas de água, motores automotivos e ar condicionado.
E as correias dentadas, são usadas, dessa maneira em engrenagens em conjunto para a transmissão de potência.

Utilização da Correia

Inicialmente a correia é empregada em um local que precisa de força e movimento, ou seja, em maquinas e motores de todos os tamanhos e funções. Sendo assim temos motores de automóveis, maquinas de tração, linhas de produção, esteiras, entre outros.
Como por exemplo temos as correias transportadoras industriais que são usadas em esteiras que precisam de um fluxo continuo de materiais.
Já a correia para transmissão de potência é aplicada em hélices, rotores, motores, e em qualquer tipo de equipamento que necessite, por exemplo, deste tipo de transmissão.
Enfim, se você precisa de um conjunto que utilize correia, é só procurar a Encopel.

Saiba mais sobre correia

Entre em contato pelos telefones: 11 2207-8850, 47 3305-0160 ou  31 3471-7301  ou clique aqui e entre em contato por e-mail. Contamos com uma equipe especializada que poderá tirar todas as suas dúvidas. Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook.

 

 

Marcas de distribuição

SKF
Timken
NTN
Bower
NTN
PEER
Gates
Daido

E Muito Mais...